Durante uma coletiva de imprensa em Varsóvia, em 23 de abril de 2024, os primeiros-ministros Rishi Sunak, do Reino Unido, e Donald Tusk, da Polônia, anunciaram uma medida significativa de cooperação militar: o envio de um esquadrão de caças Typhoon FGR4 para a Polônia em 2025.
+ Clique aqui para ver o Eurofighter Typhoon com pintura especial dos 80 anos do Dia D.
Esta ação faz parte da missão aérea da OTAN no Mar Báltico e tem como objetivo reforçar a defesa do espaço aéreo polonês em meio às crescentes tensões devido à guerra na Ucrânia.
Sunak destacou o vínculo robusto entre os dois países e afirmou que a parceria é crucial para a segurança regional. O primeiro-ministro britânico também reiterou um compromisso adicional de 500 milhões de libras em ajuda à Ucrânia, sublinhando o apoio contínuo do Reino Unido ao país em conflito.
Os líderes tiveram uma reunião produtiva na Chancelaria do Primeiro-Ministro na Polônia, precedida por uma visita significativa à 1ª Brigada Blindada de Varsóvia, que homenageia o general Tadeusz Kościuszko, figura emblemática na luta pela independência.
Na conferência, Sunak abordou questões críticas, incluindo o uso de ativos russos congelados, a pressão migratória na fronteira entre Polônia e Bielorrússia, e a cooperação energética, indicando a complexidade e a profundidade da parceria estratégica entre as nações.
Além disso, como parte dos exercícios da OTAN, Steadfast Defender 24, que prosseguirá até o final de maio, o Reino Unido reforçará sua presença militar na Polônia enviando 16.000 soldados britânicos, demonstrando seu papel ativo e comprometido na aliança militar.
Foto: Reprodução twitter @eurofighter. Vídeo: Reprodução twitter @RAFConingsby. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.